index

Governos Locais

23


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Grandes Cidades

6


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Cidades Capitais

3


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Governos Regionais ou Estaduais

1


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Governo Nacional

0


index

Outras Instituições

2


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Governos Locais

23


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Grandes Cidades

6


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Cidades Capitais

3


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Governos Regionais ou Estaduais

1


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

2


Comunidade

index

Capital

Bucareste


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População

19 356 540


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Idioma

Romeno


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Moeda

Leu Romeno


Índices

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Democracia

63

Democracia Imperfeita


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Democracia

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Democracia

63

Democracia Imperfeita


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Perceção da Corrupção

70/180

Alto


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

70/180

Alto


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Desenvolvimento Humano

52

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

52

Muito Alto


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Felicidade Mundial

47/153

Muito Alto


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

47/153

Muito Alto


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Paz Global

25

Alto


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Paz Global

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Paz Global

25

Alto


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Terrorismo Global

138

Sem Impacto


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Terrorismo Global

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Terrorismo Global

138

Sem Impacto


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Não temos legislação específica para o orçamento participativo. Neste quadro, cada município tem liberdade relativamente ao orçamento para investimento e quanto à verba a alocar. Todos os processos de OP implementados até agora utilizaram o montante máximo de 5% da componente de investimento.

A legislação permite dois períodos de tempo nos quais o OP pode ser incluído no orçamento para o ano seguinte. O primeiro ocorre em junho, quando a proposta é enviada a partir do governo para as autarquias. O segundo ocorre de setembro a novembro, quando o projeto orçamental para o ano subsequente é votado nas assembleias municipais e de freguesia. Nesta fase, aplicamos a regra dos 3x15 dias: i) os primeiros 15 destinam-se à construção do projeto orçamental e a definir a componente de investimento; ii) os 15 dias seguintes servem para adicionar o OP à lista de projetos; iii) os últimos 15 destinam-se a colocar à aprovação nas respetivas assembleias municipais.

Inovações em destaque


O orçamento participativo está a utilizar 5% do orçamento de investimento, sendo que esta percentagem é exclusivamente destinada a projetos de desenvolvimento.

REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS


A Câmara Municipal de Cluj Napoca implementou pela primeira vez o orçamento participativo na Roménia. Atualmente, o país tem várias empresas de tecnologia e informação que oferecem soluções completas nesta área, mas a decisão é unicamente política e de cada município.

REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP


Sim, como descrito acima, o país tem 3 soluções tecnológicas totalmente desenvolvidas que podem ser utilizadas por qualquer cidade.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 0%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 100%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 0%

Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia


O OP continuou a funcionar normalmente na Roménia devido às especificidades da atribuição de verba, que é feita aquando da votação dos orçamentos nacional e local, algures entre novembro e dezembro do ano anterior. A pandemia pode afetar os projetos para 2021, mas isto irá ser decidido individualmente por cada autoridade local, depois de terem a projeção do orçamento para esse mesmo ano.

Informação Adicional


Existe um website genérico43 que oferece toda a documentação necessária a uma autarquia, sendo apenas necessário atualizar o nome do município e o montante alocado ao OP. Com base nestes documentos, a maioria dos candidatos a presidente da câmara municipal está a utilizar o OP como um dos itens dos seus programas eleitorais. Assim, as expectativas são altas, na medida em que se espera que a partir de 2020 o número de cidades que implementam este processo aumente.