Governos Locais
2
Grandes Cidades
0
Cidades Capitais
0
Governos Regionais ou Estaduais
0
Governo Nacional
0
Outras Instituições
0
Governos Locais
2
Grandes Cidades
0
Cidades Capitais
0
Governos Regionais ou Estaduais
0
Governo Nacional
0
Outras Instituições
0
Comunidade
Capital
Nur-Sultã
População
18 513 930
Idioma
Cazaque(oficial)/Russo(co-oficial)
Moeda
Tenge
Índices
Democracia
139
Autoritário
Democracia
Democracia
139
Autoritário
Perceção da Corrupção
113/180
Alto
Perceção da Corrupção
Perceção da Corrupção
113/180
Alto
Desenvolvimento Humano
50
Muito Alto
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
50
Muito Alto
Felicidade Mundial
50/153
Muito Alto
Felicidade Mundial
Felicidade Mundial
50/153
Muito Alto
Paz Global
64
Alto
Paz Global
Paz Global
64
Alto
Terrorismo Global
85
Muito Baixo
Terrorismo Global
Terrorismo Global
85
Muito Baixo
Legislação sobre Orçamentos Participativos
O país não possui, à data de elaboração deste Atlas, qualquer lei nacional sobre orçamentos participativos. O quadro legal prevê, no entanto, um conjunto de normativos que servem de suporte à realização destes processos, nomeadamente:
- Código orçamental, que regulamenta as relações orçamentais e interorçamentais, estabelece as principais disposições, princípios e mecanismos para o funcionamento do sistema e para a utilização de fundos;
- A lei n. 148 de 23 de janeiro de 2001 regulamenta as relações públicas no domínio do governo local e autogoverno;
- A lei n. 275-VI de 4 de dezembro de 2019 estabelece o volume de transferências entre os orçamentos republicano, regionais e locais.
Inovações em destaque
De acordo com as instruções do Presidente da República do Cazaquistão, estão a ser introduzidas medidas destinadas a aumentar a eficiência e a transparência do processo orçamental, incluindo o OP. Em 2019, um projeto-piloto de orçamento participativo foi implementado nas cidades de Nur- Sultan e Almaty.
Têm sido identificadas as principais abordagens para a implementação faseada de orçamentos participativos ao nível local e para o envolvimento ativo da população no desenvolvimento destes processos. Foi elaborado, neste âmbito, um roteiro para a adoção de princípios e regras uniformes no processo de expansão dos orçamentos participativos, com a ativação de um trabalho explicativo junto das populações.
Foram efetuadas alterações às regras para o desenvolvimento de projetos de orçamentos locais. Estas definiram um procedimento comum a todas as cidades para a elaboração do OP, com um método de apresentação de propostas, votação e seleção de projetos pela população, bem como o montante mínimo dos fundos a alocar à iniciativa. Para automatizar todas as fases do processo, foi preparado um algoritmo passo-a-passo para a implementação do módulo do OP na Plataforma Unificada dos Órgãos do Estado.
Atualmente, está em curso um trabalho para introduzir orçamentos participativos em Shymkent e cidades de importância regional.
REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS
Discurso do Presidente da República do Cazaquistão na abertura da sessão do Parlamento Nacional, em setembro de 2019.
Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP
- OP que foram suspensos: 0%
- OP que continuaram a funcionar normalmente: 100%
- OP que sofreram alterações/adaptações: 0%
Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia
Não existem, atualmente, evidências do impacto da pandemia Covid-19 sobre os OP. Estes continuam a funcionar normalmente. Os testes-piloto do software desenvolvido para a automatização da orçamentação com a participação da população prosseguem sem alterações.
Informação Adicional
Na sequência dos resultados da participação do Ministério das Finanças nos eventos do PEMPAL, da Parceria Internacional para o Orçamento e da Iniciativa Global para a Transparência Fiscal, foram criados documentos metodológicos de apoio ao OP e foi criado um projeto-piloto em 2019.
O livro de Nelson Dias sobre os 30 anos de orçamentos participativos no mundo, “Hope for Democracy”, ajudou a desenvolver as bases metodológicas. A publicação da primeira edição do Atlas, em 2019, foi igualmente positiva para a divulgação do orçamento participativo no Cazaquistão.