index

Governos Locais

20


index

Grandes Cidades

0


index

Cidades Capitais

6


index

Governos Regionais ou Estaduais

1


index

Governo Nacional

0


index

Outras Instituições

1


index

Governos Locais

20


index

Grandes Cidades

0


index

Cidades Capitais

6


index

Governos Regionais ou Estaduais

1


index

Governo Nacional

0


index

Outras Instituições

1


Comunidade

index

Capital

Santiago


index

População

18 952 040


index

Idioma

Espanhol


index

Moeda

Peso


Índices

index

Democracia

21

Democracia Perfeita


index

Democracia

index

Democracia

21

Democracia Perfeita


index

Perceção da Corrupção

26/180

Médio


index

Perceção da Corrupção

index

Perceção da Corrupção

26/180

Médio


index

Desenvolvimento Humano

42

Muito Alto


index

Desenvolvimento Humano

index

Desenvolvimento Humano

42

Muito Alto


index

Felicidade Mundial

39/153

Muito Alto


index

Felicidade Mundial

index

Felicidade Mundial

39/153

Muito Alto


index

Paz Global

27

Alto


index

Paz Global

index

Paz Global

27

Alto


index

Terrorismo Global

46

Médio


index

Terrorismo Global

index

Terrorismo Global

46

Médio


Legislação sobre Orçamentos Participativos


O Chile não tem uma legislação nacional. Existe, contudo, a lei 20500 sobre participação dos cidadãos na administração pública. É de carácter indicativo, uma vez que apenas sugere mecanismos que podem ser implementados, mas na prática é bastante complexo para muitos municípios fazê-lo. No entanto, tem gerado melhorias nos serviços públicos, dado que todos têm um espaço para participar no designado Conselho da Sociedade Civil (COSOC), que aconselha os órgãos públicos, sem caráter vinculativo.

Inovações em destaque


Não se verificam inovações relevantes no que diz respeito ao orçamento participativo no Chile. Continua a prevalecer o modelo tradicional de elaboração de propostas apresentadas pela comunidade ou pelo próprio município, que são selecionadas pela população por intermédio de uma votação pública, com montantes previamente atribuídos pelo governo local.

REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS


Para a maioria dos orçamentos participativos no Chile, o modelo brasileiro serviu como uma referência, particularmente a experiência de Porto Alegre.

REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP


As experiências iniciais desenvolvidas no Chile, Cerro Navia, Buin, San Joaquín, Negrete, Illapel, La Serena, San Antonio e San Pedro de La Paz, foram utilizadas como referência para as desenvolvidas posteriormente ao ano de 2010. Desde então, o incentivo do governo, através da SUBDERE (Subsecretaria para o Desenvolvimento Regional e Administrativo), intensificou-se, utilizando os casos mencionados como modelos nacionais para impulsionar este mecanismo no país.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 100%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 0%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 0%

Informação Adicional


Um facto significativo é que o município de Villa Alemana, durante dois anos consecutivos (2018 e 2019), teve uma maior participação no que diz respeito à votação para decidir os projetos a serem financiados através do OP do que para a eleição dos executivos municipais.