index

Governos Locais

65


index

Grandes Cidades

2


index

Cidades Capitais

7


index

Governos Regionais ou Estaduais

55


index

Governo Nacional

0


index

Outras Instituições

0


index

Governos Locais

65


index

Grandes Cidades

2


index

Cidades Capitais

7


index

Governos Regionais ou Estaduais

55


index

Governo Nacional

0


index

Outras Instituições

0


Comunidade

index

Capital

Moscovo


index

População

144 478 050


index

Idioma

Russo


index

Moeda

Rublo Russo


Índices

index

Democracia

144

Autoritário


index

Democracia

index

Democracia

144

Autoritário


index

Perceção da Corrupção

138/180


index

Perceção da Corrupção

index

Perceção da Corrupção

138/180


index

Desenvolvimento Humano

49

Muito Alto


index

Desenvolvimento Humano

index

Desenvolvimento Humano

49

Muito Alto


index

Felicidade Mundial

68/156


index

Felicidade Mundial

index

Felicidade Mundial

68/156


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Cada região ou município que implementa o OP na Rússia estabelece o seu próprio quadro regulamentar (decreto governamental nas regiões ou regulamentação administrativa nos municípios), contendo as regras para o processo de participação, os procedimentos e os critérios elegibilidade. Algumas regiões criaram leis que fixam os montantes mínimos anuais de financiamento para os projetos provenientes do OP. Adicionalmente, existe uma rede de atores a nível nacional, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do OP no país. Este é mencionado como uma das prioridades no documento “Principais Direções para a Ação do Governo da Federação Russa até 2024”, publicado a 29 de setembro de 2018. Outro referencial nacional é o “Documento Concetual sobre o Aumento da Eficiência nas Despesas Orçamentais para o Período 2019-2024”, aprovado pelo Governo da Federação Russa a 31 de janeiro de 2019. Este afirma a necessidade de desenvolver mecanismos para a participação dos cidadãos (baseado no OP), como forma de encontrar soluções para o desenvolvimento social e económico e para a disseminação das práticas regionais e municipais do OP. Por último, têm sido ativamente debatidas alterações da legislação a nível nacional (especialmente no Código Orçamental e na Lei sobre a Autonomia Local), com o objetivo de melhorar a regulamentação sobre as iniciativas de cofinanciamento da população.

Inovações em destaque


A mais recente inovação nos processos de OP na Rússia diz respeito ao reforço do enfoque na inclusão social, através da melhoria dos mecanismos e procedimentos para o envolvimento de grupos com necessidades especiais, nomeadamente, pessoas com deficiências. Duas regiões (Sakhalin oblast e Yamal-Nenetz Autonomous Oblast) incorporaram de forma explícita dispositivos metodológicos para a participação de grupos com deficiências nas suas práticas. Esses incluem o reforço da capacidade de ação das ONG e de voluntários socialmente orientados para estes ​públicos, com o objetivo de reforçar a participação de pessoas com deficiências nos debates públicos, assegurar que os seus representantes votam nas reuniões dos delegados e participam no desenho dos projetos, etc. Este processo é apoiado pelo Banco Mundial através de ferramentas analíticas e metodológicas, organização de ações de capacitação, intercâmbio de conhecimentos a nível nacional, bem como da disponibilização de peritos para prestar aconselhamento contínuo na fase de conceção e implementação dos “OP inclusivos”. O reforço deste enfoque na inclusão social resultou num diálogo que foi coordenado pelos novos atores dos ministérios nacionais e regionais das finanças, agentes de proteção social, organizações responsáveis pelo trabalho com ONG e instituições sociais, associações de pessoas com deficiências, etc.

Principais Tendências


Crescimento dos OP implementados a nível municipal. Historicamente, o OP na Rússia tem sido sobretudo adotado a nível regional, com a maioria das regiões a terem os seus próprios programas de OP. A nova tendência é que os municípios estão a tornar-se cada vez mais ativos na introdução das suas próprias iniciativas. O número de OP municipais cresceu de menos de 10, em 2017, para 65, em 2019. O líder nacional nesta matéria é Yamal-Nenetz Autonomous Okrug, onde vários modelos de OP (22 no total) são implementados em municípios de três tipos: cidades, municipal raion2, e povoações. Expansão dos OP escolares. O sucesso da iniciativa piloto desenvolvida em Sakhalin oblast, em 2018, resultou no interesse crescente deste modelo em outras regiões. Especificamente, o OP escolar foi posteriormente lançado em Yamal-Nenetz Autonomous Oblast, Saint-Petersburgo, Altai Krai, República de Bashkortostan e outros. A promoção deste modelo é fortemente apoiada pelo Ministério das Finanças, como parte da agenda de literacia orçamental. Esta dinâmica existente no país fez crescer o mercado de consultoria na área dos OPs. O número de atores independentes que fornecem apoio à implementação a regiões e municípios na área do OP está a crescer rapidamente.
​Os grupos de consultores mais ativos representam as regiões de Kirov, Bashkortostan, Saint-Petersburgo e Krasnoiarsk.

Outras Informações


O desenvolvimento do OP na Rússia beneficia do apoio do Ministério das Finanças da Federação (MoF), especificamente, através de um projeto conjunto com o Banco Mundial, designado “Reforço do Orçamento Participativo na Federação Russa em 2016-20”, lançado em abril de 2016. O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de práticas de OP em escala regional, através da replicação dos modelos de OP melhor sucedidos. Este trabalho tem sido realizado através do apoio aos projetos-piloto, reforçando a capacidade dos atores interessados na implementação do OP e criando uma infraestrutura institucional e um sistema de intercâmbio de informação (incluindo a nível internacional). Atualmente o Projeto abrange 57 regiões, que representam 2/3 de todas as regiões da Rússia.