region

Ocidental

473

56.80%

12

Benin


9

Costa do Marfim


7

Níger


2

Senegal


14

Togo


5

Mali


1

Guiné


10

Nigéria


region

Norte

37

4.38%

20

Egipto


17

Marrocos


8

Tunísia


region

Central

158

21.42%

11

Angola


4

Camarões


6

República Democrática do Congo


22

Congo


region

Oriental

139

16.45%

3

Madagáscar


15

Zimbabué


18

Etiópia


21

Uganda


23

Zâmbia


16

Quénia


19

Tanzânia


region

Sul

8

0.95%

13

África do Sul


Números de OP por Países e Percentagens face ao total de África


law

com lei OP

law

sem lei OP

law

1Guiné


137


16.81%


law

2Senegal


123


15.09%


law

3Madagáscar


120


14.72%


law

4Camarões


87


10.67%


law

5Mali


100


12.27%


law

6República Democrática do Congo


51


6.26%


law

7Níger


50


6.13%


law

8Tunísia


30


3.68%


law

9Costa do Marfim


20


2.45%


law

10Nigéria


20


2.45%


law

11Angola


18


2.21%


law

12Benin


17


2.21%


law

13África do Sul


8


0.98%


law

14Togo


6


0.74%


law

15Zimbabué


5


0.61%


law

16Quénia


5


0.61%


law

17Marrocos


4


0.49%


law

18Etiópia


3


0.37%


law

19Tanzânia


3


0.37%


law

20Egipto


3


0.37%


law

21Uganda


2


0.25%


law

22Congo


2


0.25%


law

23Zâmbia


1


0.12%


law

1Guiné


137


16.81%


law

2Senegal


123


15.09%


law

3Madagáscar


120


14.72%


law

4Camarões


87


10.67%


law

5Mali


100


12.27%


law

6República Democrática do Congo


51


6.26%


law

7Níger


50


6.13%


law

8Tunísia


30


3.68%


law

9Costa do Marfim


20


2.45%


law

10Nigéria


20


2.45%


law

11Angola


18


2.21%


law

12Benin


17


2.21%


law

13África do Sul


8


0.98%


law

14Togo


6


0.74%


law

15Zimbabué


5


0.61%


law

16Quénia


5


0.61%


law

17Marrocos


4


0.49%


law

18Etiópia


3


0.37%


law

19Tanzânia


3


0.37%


law

20Egipto


3


0.37%


law

21Uganda


2


0.25%


law

22Congo


2


0.25%


law

23Zâmbia


1


0.12%


Legislação sobre orçamentos participativos


A nível nacional existe uma legislação vinculativa relativa à adoção do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) por parte dos estabelecimentos de ensino abrangidos. Existem duas resoluções aprovadas pelo Conselho de Ministros para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) e Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem). Relativamente às regiões autónomas, existem duas resoluções para os processos de OP aprovadas pelos Governos Regionais da Madeira e dos Açores. A nível local, os municípios e as freguesias utilizam regulamentos municipais (57) ou normas de participação (42). As primeiras implicam a aprovação por parte das Assembleias Municipais, enquanto as segundas dependem exclusivamente de deliberações dos executivos eleitos.

Inovações de Destaque


A principal inovação nos processos de OP em Portugal relaciona-se com o facto dos três níveis de governo estarem implicados na adoção voluntária destes processos, nomeadamente o Governo da República, os dois Governos Regionais e um número considerável de governos locais. Os processos de OP começaram em 2002 a nível local, tendo sido implementados pelos municípios e freguesias. Nos anos seguintes houve um aumento considerável no número de OP locais e, em 2017, passaram a ser implementados também a nível nacional, liderados pelo Governo Português. São três as iniciativas que esse decidiu promover, nomeadamente o OPP, o OP Jovem e o OPE. Estes implicaram um esforço considerável de dinamização de estruturas da Administração Central, Regional e Local, bem como de organizações sociais implicados em diferentes momentos dos processos. Importa igualmente destacar que os Governos Regionais dos Açores e da Madeira também decidiram implementar os seus próprios processos de OP, nomeadamente em 2018 e 2019.

Principais Tendências


Existem 2 principais tendências relativas aos OP em Portugal:

  1.  Predominância de abordagens multicanais. Existe uma tendência crescente, nos OP ativos, para a introdução da digitalização nas fases de apresentação de propostas e votação. Isto demonstra que os promotores destes processos valorizam a adoção de abordagens tecnológicas como complemento às presenciais, com vista a tornar o processo mais transparente e adaptado aos diferentes perfis de participantes;
  2.  O crescimento dos OP jovens. Implementados pelos municípios e por freguesias estas iniciativas têm aumentado no país, especialmente desde 2016. Além disso, o Governo Nacional e os Governos Regionais consideraram importante envolver os jovens nestes processos codecisórios, nomeadamente: a nível nacional, com a implementação doOP Jovem e do OPE; a nível regional, ao considerarem áreas temáticas relacionadas com a participação dos cidadãos com mais de 14 anos de idade.
index

Indíce de Democracia

index

Indíce de Democracia

index

Indíce de Democracia

Democracias Plenas

0

0.00%


Democracias Imperfeitas

38

4.66%


Regimes Híbridos

415

50.92%


Regimes Autoritários

362

44.42%


index

Índice de Perceção da Corrupção

index

Índice de Perceção da Corrupção

index

Índice de Perceção da Corrupção

100 - 76 (Baixo)

0

0.00%


75 - 51 (Médio)

0

0.00%


50 - 26 (Alto)

550

67.48%


25 - 0 (Muito Alto)

265

32.52%


index

Índice de Desenvolvimento Humano

index

Índice de Desenvolvimento Humano

index

Índice de Desenvolvimento Humano

Muito Alto

0

0.00%


Alto

41

5.03%


Médio

122

14.97%


Baixo

652

80.00%


index

Índice da Felicidade Mundial

index

Índice da Felicidade Mundial

index

Índice da Felicidade Mundial

8.0 - 6.1 (Muito Alto)

0

0.00%


6.0 - 4.1 (Alto)

788

96.69%


4.0 - 2.1 (Médio)

27

3.31%


2.0 - 0.0 (Baixo)

0

0.00%


index

Índice de Paz Global

index

Índice de Paz Global

index

Índice de Paz Global

Muito Alto

0

0.00%


Alto

264

32.39%


Médio

217

26.63%


Baixo

263

32.27%


Muito Baixo

71

8.71%


index

Índice de Terrorismo Global

index

Índice de Terrorismo Global

index

Índice de Terrorismo Global

Muito Alto

20

2.45%


Alto

241

29.57%


Médio

66

8.10%


Baixo

80

9.82%


Muito Baixo

385

47.24%


Sem Impacto

23

2.82%