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Governos Locais

10


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

1


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

1


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Governos Locais

10


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

1


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

1


Comunidade

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Capital

Bratislava


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População

5 454 070


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Idioma

Eslovaco


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Moeda

Euro


Índices

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Democracia

42

Democracia Imperfeita


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Democracia

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Democracia

42

Democracia Imperfeita


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Perceção da Corrupção

59/180

Médio


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

59/180

Médio


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Desenvolvimento Humano

36

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

36

Muito Alto


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Felicidade Mundial

37/153

Muito Alto


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

37/153

Muito Alto


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Paz Global

23

Alto


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Paz Global

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Paz Global

23

Alto


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Terrorismo Global

129

Muito Baixo


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Terrorismo Global

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Terrorismo Global

129

Muito Baixo


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Em 2019, a organização não governamental VIA IURIS realizou uma análise das possibilidades de regulamentação do orçamento participativo na Eslováquia. A entidade chegou à conclusão de que ter este conceito ancorado na legislação do país seria benéfico em termos de legitimidade das finanças públicas, uma vez que não existe qualquer menção sobre o mesmo no quadro atual. A VIA IURIS é a favor de uma alteração legislativa, na qual o OP possa ser mencionado na lei das regras orçamentais e do autogovernoterritorialcomoumaopçãoparaosmunicípios,a qual pode ser ajustada localmente, em função das necessidades e características específicas de cada território.

Inovações em destaque


Vários municípios começaram a utilizar a primeira plataforma digital eslovaca, designada “a voz dos cidadãos”, a qual foi desenvolvida no ano anterior para apoiar o desenvolvimento e a gestão dos orçamentos participativos.

Merece também destaque o OP desenvolvido numa escola secundária, desenhado para familiarizar os jovens com o comportamento e pensamento empreendedores, através do apoio a microprojectos orientados socialmente e desenvolvidos no âmbito dos estágios realizados pelos estudantes em empresas locais. Esta situação configura uma oportunidade de experimentarem como os seus projetos podem ser levados a cabo em contexto real.

REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS


O orçamento participativo foi trazido para a Eslováquia graças à organização não governamental Utopia, inspirada na época pelas experiências brasileiras. O primeiro processo foi implementado na cidade de Bratislava, em 2011.

REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP


A Utopia é uma das principais impulsionadoras do orçamento participativo no país, baseando-se sobretudo na filosofia do modelo de Porto Alegre. Quando implementou o OP pela primeira vez, vários municípios decidiram convidar esta associação para os ajudar a criar as regras do processo. Em vez de uma experiência referencial de OP, existe uma organização a espalhar a sua filosofia pelo país. Em alguns lugares, esta abordagem é recebida com compreensão, enquanto noutros é considerada demasiado intensa, consumidora de tempo e em desacordo com a visão, necessidades ou capacidades do município, resultando na opção por outros modelos de OP.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 58,3%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 8,3%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 33,3%

Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia


A pandemia afetou mais negativamente os OP mais recentes. Por outro lado, os processos que sofreram algumas alterações/adaptações ou continuaram a funcionar normalmente são os mais antigos e consolidados.

A pandemia também afetou o interesse dos municípios em apoiar o orçamento participativo nas escolas. Enquanto no projeto-piloto de 2019, 16 estabelecimentos de ensino tiveram envolvidos no processo, em 2020 passaram a ser 95. Se o futuro desenvolvimento da situação for favorável, algumas escolas podem ser capazes de continuar os seus processos a partir de setembro de 2020.

Informação Adicional


Na Eslováquia existem atualmente cinco vezes mais municípios a realizar o OP do que as indicadas nas estatísticas deste ano. Eles designam as suas iniciativas de OP, contudo, não cumprem os critérios definidos pelo Atlas. A Eslováquia possui uma quantidade expressiva de experiências de OP, pelo que é tempo de começar a debater o seu futuro. Esta discussão deve começar com um amplo debate público sobre o que o OP representa e para que deve ser utilizado. Obviamente, não faz sentido defini- lo estritamente por normas. Por outro lado, deve ser benéfico criar orientações que possam distingui-lo de outros processos de subvenção pública.

Todos os níveis de governo devem entender e estar conscientes de que o OP pode servir como uma ferramenta inovadora para convidar as pessoas a pensarem em conjunto sobre as melhores soluções para os problemas e deixá-las cocriarem as respostas públicas mais ajustadas.