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Governos Locais

1830-1840


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Grandes Cidades

1


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Cidades Capitais

1


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Governos Regionais ou Estaduais

5


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

10


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Governos Locais

1830-1840


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Grandes Cidades

1


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Cidades Capitais

1


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Governos Regionais ou Estaduais

5


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

10


Comunidade

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Capital

Varsóvia


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População

37 978 550


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Idioma

Polaco


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Moeda

Zloti Polaco


Índices

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Democracia

54

Democracia Imperfeita


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Democracia

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Democracia

54

Democracia Imperfeita


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Perceção da Corrupção

36/180


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

36/180


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Desenvolvimento Humano

33

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

33

Muito Alto


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Felicidade Mundial

40/156


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

40/156


Legislação sobre Orçamentos Participativos


1. Desde 2009, existe uma lei nacional sobre o Fundo Solecki (para áreas rurais). A lei foi alterada em 2014;

2. Até 2018, o OP nas cidades e nos governos regionais era realizado de forma consultiva segundo a lei local (não obrigatória), geralmente como lei do governo local;

3. O OP é obrigatório nas grandes cidades (66), desde o final de 2018, e para todos os governos locais e regionais, o OP deve ter a forma de uma lei local (que é baseada nas novas regras da lei nacional).

Inovações em destaque


Existe uma regulamentação na lei nacional sobre o OP que unifica a forma da lei local do OP (até 2018 havia apenas a regulamentação a nível nacional, de acordo com o Fundo Solecki). O OP será igualmente obrigatório nas grandes cidades em 2019, por causa da regulamentação mencionada anteriormente.

Principais Tendências


1. É possível notar que o número de governos locais associados ao Fundo Solecki aumentou de 2014 a 2017, parando posteriormente (ligeira redução de 1479 em 2017 a 1467 em 2018);

2. Verifica-se um pequeno crescimento nas experiências de OP nas cidades, mas em 2018 algumas das que tinham tido experiências com o OP nos anos anteriores, não os continuaram;

3. Algumas grandes cidades introduziram pontos de voto móveis e de voto eletrónico (casos onde tal não tinha sido possível anteriormente);

4. Alguns governos locais estão à procura de uma melhor distribuição dos fundos do OP entre distritos, áreas residenciais e estados (por exemplo, evitando o problema da densidade populacional no voto);

5. Nas grandes cidades, o número de participantes e de propostas do OP está a diminuir.

Outras Informações


​1. Cerca de 70% dos governos locais na Polónia introduziram algum tipo de OP. Uma estimativa exata é difícil de calcular, dado que é possível introduzir o OP e o Fundo Solecki num único governo local (tipo urbano-rural cerca de 50 unidades);

2. Em 2018, existiam 1462 (494 urbano-rurais e 968 rurais) de 2175 que tinham acesso ao Fundo Solecki; 5 10 1 1

3. Em 2018 existiam cerca de 360 cidades com o OP (de acordo com as estatísticas de processo de voto - e não gastos - e leis locais). Comparando dados de diferentes fontes (estatísticas de ONG, páginas da Internet de governos locais e redes sociais) e regulamentos de leis locais, este número parece ser o mais correto;

4. Existem pelo menos 15 OP acima do nível local (em 10 powiats unidades de segundo nível do governo e administração locais da Polónia) e 5 regiões).

5. É difícil estimar os OP introduzidos por outras instituições - por exemplo algumas universidades e escolas introduziram o OP para estudantes e alunos. O principal problema é a falta de estatísticas oficiais e detalhadas por parte do governo sobre as diferentes formas de OP.