Governos Locais
20-25
Grandes Cidades
0
Cidades Capitais
0
Governos Regionais ou Estaduais
0
Governo Nacional
0
Outras Instituições
0
Governos Locais
20-25
Grandes Cidades
0
Cidades Capitais
0
Governos Regionais ou Estaduais
0
Governo Nacional
0
Outras Instituições
0
Comunidade
Capital
Helsínquia
População
5 518 050
Idioma
Finlandês
Moeda
Euro
Índices
Democracia
8
Democracia Plena
Democracia
Democracia
8
Democracia Plena
Perceção da Corrupção
3/180
Perceção da Corrupção
Perceção da Corrupção
3/180
Desenvolvimento Humano
15
Alto
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
15
Alto
Felicidade Mundial
1/156
Felicidade Mundial
Felicidade Mundial
1/156
Legislação sobre Orçamentos Participativos
Não regulamentado, embora reconhecido como um exemplo de oportunidades para participar ou exercer influência no Governo Local Finlandês (ato 415/2015, seção 22).
Inovações em destaque
Não é possível referir qualquer “inovação principal” no processo de Orçamento Participativo (OP), mas queremos salientar alguns exemplos da nossa capital Helsínquia.A Biblioteca Central de Helsínquia Oodi abriu portas ao público a 05.12.2018. A Oodi foi projetada ouvindo e envolvendo os seus utilizadores no sentido de ir ao encontro das expetativas e necessidades dos residentes da melhor maneira possível. Em 2012, centenas de sonhos dos residentes para a biblioteca foram recolhidos, e com a ajuda do OP os residentes foram capazes de alocar fundos para o desenvolvimento dos projetos da Biblioteca Central. Ao longo dos anos, vários painéis de cidadãos partilharam a sua contribuição enquanto utilizadores do processo de desenho da Oodi. Os futuros utilizadores têm tido uma palavra a dizer, por exemplo, na escolha dos assentos da Oodi e na coleção de revistas e jornais. O nome da biblioteca foi, igualmente, selecionado por concurso. A Oodi é verdadeiramente uma casa de todos os residentes da cidade. Outro exemplo da cidade de Helsínquia atualmente em curso: o novo plano de participação de Helsínquica (16.11.2017) .
O Conselho da cidade de Helsínquia aprovou a 13 de novembro de 2017 a implementação de um plano de participação para 2018-2021 baseado nos princípios para a partipação e interação. As políticas de participação da cidade definem o modelo de participação, OP, júri de residentes e utilizadores e participação on-line. O plano de participação foi preparado em colaboração com residentes e várias comunidades. Além da participação dos residentes, o plano de participação da cidade de Helsínquia inclui uma participação ampla de associações, comunidade empresarial e outros stakeholders, bem como a interação com eles nas várias fases de planeamento e tomada de decisão. Os componentes da participação e interação incluirão a participação local e os guias municipais, que poderão ajudar os residentes a promover iniciativas e desenvolver propostas enquanto responsáveis pelas atividades de participação. O papel dos guias corporativos consiste em promover atividades empresariais nas suas áreas. Um orçamento alocado para o OP deve ser usado a nível local ou para projetos para toda a cidade. Os projetos propostos para o OP podem ser realizados e votados por todos os residentes de Helsínquia com 12 anos (que completam 12 anos no ano da elaboração ou votação da proposta) ou mais. O plano de participação inclui igualmente um plano para o desenvolvimento de atividades voluntárias na cidade. A cidade procura também promover a participação através da abertura de espaços públicos de propriedade da cidade para as atividades dos residentes e comunidades, de forma mais ampla do que antes.
Outras Informações
O orçamento participativo está a tornar-se num método cada vez mais utilizado nos municípios finlandeses. Não temos informação precisa dos municípios, nem informação de acompanhamento a nível regional ou nacional.