Números de OP por Países e Percentagens face ao total da América Central & Caribe


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com lei OP

law

sem lei OP

law

1República Dominicana


127-135


94.78%


law

2Costa Rica


3


2.24%


law

3Guatemala


3


2.24%


law

4Panamá


1


0.75%


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1República Dominicana


127-135


94.78%


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2Costa Rica


3


2.24%


law

3Guatemala


3


2.24%


law

4Panamá


1


0.75%


Posicionamento Global


Esta é uma das regiões do planeta em que os Orçamentos Participativos menos se desenvolveram, podendo mesmo definir este cenário como de estagnação. Entre os 20 países e as dependências que a compõem, foi possível diagnosticar processos em apenas 4, nomeadamente na República Dominicana, na Costa Rica, no Panamá e na Guatemala, representando aproximadamente 1% do total mundial. Se excluirmos a República Dominicana, que concentra cerca de 95% dos casos identificados, os OP são praticamente inexistentes neste subcontinente.

Destaques


São essencialmente dois os destaques a merecer atenção:​

  1. A criação de uma legislação que torna obrigatória a implementação dos orçamentos participativos em todos os municípios da República Dominicana. Esta foi instituída em 2007, depois de alguns anos de experimentações locais que deram origem à emergência de 120 Orçamentos Participativos, entre 1997 e 2006. A penúltima revisão da Constituição da República, realizada em 2010, permitiu que o OP adquirisse reconhecimento na carta magna do país. Este manteve-se na revisão de 2015. Apesar do caráter obrigatório imposto pela lei, nem todos os municípios dominicanos se têm dedicado à adoção do processo. Isto deve-se ao facto de não existir qualquer penalização para os incumpridores.
  2. ​​A existência de uma lei no Panamá que define a obrigatoriedade das “Juntas Comunales” (Conselhos Comunitários) de elaborarem os respetivos “Orçamentos Participativos de Investimento” e de os entregarem ao Presidente Municipal até 15 de outubro de cada ano, para que este contemple no orçamento municipal o que for da sua competência. Apesar deste enquadramento e segundo os dados apurados durante a elaboração do Atlas, foi possível identificar apenas uma experiência de OP em funcionamento no país. Trata-se de uma matéria a merecer melhor atenção em futuros trabalhos.

Distribuição Institucional


Todos os Orçamentos Participativos identificados nesta região do planeta são promovidos por governos locais. Entre esses, contam-se 32 processos organizados por cidades capitais. Cabe ainda assinalar a emergência, em maio deste ano, de um movimento composto por mais de 30 organizações da sociedade civil dominicana que defende, no seu manifesto, a implementação de mecanismos de participação cidadã na elaboração do orçamento nacional, bem como na monitorização da sua execução. Trata-se de um assunto a seguir com atenção.

Contexto Territorial


A distribuição territorial dos Orçamentos Participativos na América Central e no Caribe, tendo por base os índices internacionais contemplados no presente Atlas, é claramente influenciada pelo facto de a esmagadora maioria dos processos se concentrar na República Dominicana:​

  1. Cerca de 96% dos casos estão localizados em países com democracias imperfeitas, nomeadamente na República Dominicana e no Panamá; 2% são integrantes de uma democracia considerada plena, neste caso a Costa Rica; os restantes 2% fazem parte de um regime híbrido, ou seja, a Guatemala;
  2. ​​Aproximadamente 98% dos OP estão situados em países classificados no segundo pior 37 nível de corrupção; os restantes 2% fazem parte de 2º melhor patamar neste índice;
  3. Cerca de 98% dos OP estão em curso em territórios com alto nível de desenvolvimento humano, o segundo na escala deste índice das Nações Unidas; 2% dos casos foram identificados em locais com nível médio em termos deste parâmetro de análise;
  4. Aproximadamente 95% dos processos estão sediados em territórios posicionados no segundo nível do ranking de felicidade, nomeadamente na República Dominicana. Os restantes 5% estão refletidos no nível mais elevado deste indicador.

Palavras-chave


Tendo por base a distribuição assimétrica dos OP na região, as palavras-chave escolhidas dizem sobretudo respeito à forma como estas iniciativas são perspetivadas no contexto da República Dominicana. São essencialmente processos que visam promover a participação (participation), melhorar a eficácia e eficiência da gestão municipal (municipal management) e assegurar uma redistribuição dos recursos por forma a favorecer uma maior justiça social (social justice).

index

Indíce de Democracia

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Indíce de Democracia

index

Indíce de Democracia

Democracias Plenas

3

2.10-2.20%


Democracias Imperfeitas

128-136

95.50-95.70%


Regimes Híbridos

3

2.10-2.20%


Regimes Autoritários

0

​0.00%


index

Índice de Perceção da Corrupção

index

Índice de Perceção da Corrupção

index

Índice de Perceção da Corrupção

100 - 76 (Baixo)

0

​0.00%


75 - 51 (Médio)

3

2.10-2.20%


50 - 26 (Alto)

131-139

97.80-97.90%


25 - 0 (Muito Alto)

0

​0.00%


index

Índice de Desenvolvimento Humano

index

Índice de Desenvolvimento Humano

index

Índice de Desenvolvimento Humano

Muito Alto

0

​0.00%


Alto

131-139

97.80-97.90%


Médio

3

2.10-2.20%


Baixo

0

​0.00%


index

Índice da Felicidade Mundial

index

Índice da Felicidade Mundial

index

Índice da Felicidade Mundial

8.0 - 6.1 (Muito Alto)

7

4.90-5.20%


6.0 - 4.1 (Alto)

127-135

94.70-95.10%


4.0 - 2.1 (Médio)

0

​0.00%


2.0 - 0.0 (Baixo)

0

​0.00%