Governos Locais
233
Grandes Cidades
3
Cidades Capitais
1
Governos Regionais ou Estaduais
2
Governo Nacional
1
Outras Instituições
2
Governos Locais
233
Grandes Cidades
3
Cidades Capitais
1
Governos Regionais ou Estaduais
2
Governo Nacional
1
Outras Instituições
2
Comunidade
Capital
Kiev
População
44 385 150
Idioma
Ucraniano
Moeda
Hryvnia Ucraniano
Índices
Democracia
78
Regime Híbrido
Democracia
Democracia
78
Regime Híbrido
Perceção da Corrupção
126/180
Alto
Perceção da Corrupção
Perceção da Corrupção
126/180
Alto
Desenvolvimento Humano
88
Alto
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
88
Alto
Felicidade Mundial
123/153
Alto
Felicidade Mundial
Felicidade Mundial
123/153
Alto
Paz Global
150
Muito Baixo
Paz Global
Paz Global
150
Muito Baixo
Terrorismo Global
24
Médio
Terrorismo Global
Terrorismo Global
24
Médio
Legislação sobre Orçamentos Participativos
O Conselho de Ministros da Ucrânia aprovou, em 2019, uma legislação que regulamenta o orçamento participativo de âmbito nacional e adotou 500 milhões de UAH (17 milhões de dólares ou 14 milhões de euros) para a implementação dos projetos mais votados.
Na mesma linha de ação, está em curso a preparação de legislação e regulamentação a nível regional, que deverá ser adotada pelos vários governos (Oblast). Neste mesmo ano, o Governo Regional de Poltava aprovou uma regulamentação relevante. Neste sentido, os residentes submeteram 19 projetos, sendo que um deles foi selecionado para implementação.
O principal tópico de discussão sobre o OP de âmbito nacional é acerca do seu nível de implementação: se deve ser realizado para o país ou separadamente para cada região.
Inovações em destaque
- Durante os últimos anos, o OP tem-se tornado uma tendência no desenvolvimento da democracia digital no país. As equipas de desenvolvimento tecnológico criaram plataformas eletrónicas, com o intuito de auxiliar os municípios ucranianos a introduzir o orçamento participativo, tornando o processo seguro e transparente, tanto para o setor público, como para a sociedade civil. Por exemplo, a ONG SocialBoost fornece a plataforma a mais de 100 municípios. Os cidadãos apresentaram mais de 5.000 projetos, dos quais mais de 500 foram financiados. No total, tem cerca de 1 milhão de participantes por mês a nível nacional (até 10% da população em algumas cidades). Link da plataforma: http://pb.org.ua/en.
- Mais de 120 cidades e outros territórios utilizam ativamente a plataforma de democracia digital edem.ua. Acima de 460.000 cidadãos são utilizadores ativos do sistema. Foram atribuídos mais de 1.500 votos para projetos de OP. As regiões de Poltava e Chernihiv implementaram com sucesso o OP nacional através desta plataforma. Link da plataforma: https://budget.e-dem.ua/landing.
- As cidades ucranianas e demais comunidades
territoriais que trabalham ativamente com diferentes instrumentos de participação criaram a Associação para o Desenvolvimento de Comunidades Participativas. Esta tem como principal objetivo aprofundar ferramentas e métodos participativos com o intuito de reforçar a confiança entre os diferentes intervenientes. A equipa da associação trabalha ativamente no campo da inclusão e da coesão social. - Ao nível das escolas, a região de Poltava desenvolveu um programa de OP escolar regional. Mais de 100 escolas participaram na preparação e submissão dos projetos, sendo selecionados 34 para implementação. Além disso, a equipa responsável preparou e conduziu uma série de atividades para os estudantes, nomeadamente em gestão de projetos, formação de equipas, etc. Link da plataforma: https://smartregion.pl.ua/.
REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS
A Ucrânia inspirou-se nas experiências da Polónia, tendo implementado a sua primeira iniciativa de OP em 2015.
REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP
Peritos ucranianos no desenvolvimento de OP, cooperam ativamente com municípios da Geórgia para a avaliação do processo e implementação de novas iniciativas, tais como os OP escolares. Algumas experiências ucranianas foram apresentadas a cidades indianas, na conferência internacional “Towards the human world”, em fevereiro de 2020.
Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP
- OP que foram suspensos: 33%
- OP que continuaram a funcionar normalmente: 46%
- OP que sofreram alterações/adaptações: 21%
Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia
- Pesquisas recentes mostram que a pandemia agravou os desafios com a comunicação, gestão financeira e capacidade das ONG na promoção do OP. 34 cidades e comunidades territoriais acabaram por suspender o processo. Contudo, algumas cidades começaram a implementar ativamente novos instrumentos de participação, tais como o OP escolar (Kremenchuk, Ivano-Frankivsk e Novovodolazka ATC).
- Parte das cidades e comunidades territoriais iniciaram a utilização de ferramentas online para as fases de submissão de propostas e votação. O desenvolvimento das comunicações online nas grandes cidades levou a um aumento significativo do número de votantes nos projetos. Por exemplo, na cidade de Severodonetsk, registou-se um aumento nos cidadãos que votaram, de 8.000 em 2018, para 12.000 em 2020. No entanto, o acesso limitado à internet em áreas rurais remotas levou a um declínio da atividade civil.
Informação Adicional
O Fórum Internacional de Facilitadores da Participação para representantes da Geórgia, Moldávia e Polónia tem sido realizado na Ucrânia nos últimos 4 anos. Este evento tornou-se um espaço de confiança, troca de experiências, desenvolvimento de práticas participativas e de apoio aos processos democráticos. O Fórum já reuniu mais de 800 membros, tendo sido realizados mais de 150 workshops. O evento permitiu a introdução de inovações sociais, tais como o orçamento participativo escolar, a assinatura de um memorando de cooperação entre autoridades locais e organizações da sociedade civil, incluindo internacionais.
- Link para o segundo Fórum - http://pbtime.tilda.ws/eng;
- Link para o terceiro Fórum - http://pbtime.tilda.ws/2018en.
Investigadores ucranianos da sociedade civil têm um interesse ativo no OP. Nos últimos anos, foram publicados guias e manuais que se debruçam sobre o processo, o estudo das suas dinâmicas e a inclusão de grupos sociais vulneráveis.
- Link para o estudo - https://www.researchgate.net/publication/337783495_Impact_Evaluation_of_Participatory_Budgeting_in_Ukraine;
- Link para o guia - https://pauci.org/upload/files/PB_ Guide_2019_UA.pdf;
- Link para o manual sobre a integração social de grupos vulneráveis - https://pauci.org/upload/files/PAUCI%20 GIZ%20PB%20Project%20Broshure.pdf
Para além de ser uma das ferramentas de educação cívica, o OP é também uma oportunidade para construir confiança entre os diferentes grupos sociais. Durante a implementação dos OP, formadores nacionais e internacionais incentivaram o recurso a abordagens de diálogo, métodos de resolução de conflitos e comunicação não-violenta. Isto teve um impacto significativo nos peritos e coordenadores locais, ao possibilitar o aumento da coesão social e aprofundamento da inclusão de grupos vulneráveis no processo de OP. A título de exemplo, um projeto que visava integrar pessoas deslocadas internamente nos processos de desenvolvimento local foi implementado nas regiões do Leste.