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Governos Locais

266


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Grandes Cidades

4


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Cidades Capitais

11


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Governos Regionais ou Estaduais

187


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

0


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Governos Locais

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Grandes Cidades

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Cidades Capitais

11


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Governos Regionais ou Estaduais

187


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Governo Nacional

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Outras Instituições

0


Comunidade

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Capital

Moscovo


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População

144 373 540


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Idioma

Russo


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Moeda

Rublo Russo


Índices

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Democracia

134

Autoritário


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Democracia

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Democracia

134

Autoritário


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Perceção da Corrupção

137/180

Alto


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

137/180

Alto


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Desenvolvimento Humano

49

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

49

Muito Alto


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Felicidade Mundial

73/153

Alto


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

73/153

Alto


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Paz Global

154

Muito Baixo


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Paz Global

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Paz Global

154

Muito Baixo


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Terrorismo Global

37

Médio


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Terrorismo Global

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Terrorismo Global

37

Médio


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Uma legislação nacional sobre os orçamentos participativos foi adotada pelo Governo da Federação Russa a 20 de julho de 2020, a fim de fornecer uma estrutura para desenvolver e reforçar os processos de OP nas regiões e municípios do país. Tecnicamente, as leis no.236-FZ e no. 216-FX de 20.07.2020 introduziram alterações ao código orçamental (lei no. 145-FZ de 31.07.1998) e à lei nacional sobre autonomia local (lei no. 131-FZ de 06.10.2003).

Em termos específicos, a nova legislação recorre ao termo “projeto de iniciativa (participativo)”, define mecanismos e procedimentos para submissão, discussão e seleção de projetos de âmbito municipal, e fornece uma orientação sobre o seu cofinanciamento (opcional) pela população e por empresas locais. De destacar o facto de ser dada uma considerável flexibilidade às regiões e aos municípios no que respeita à seleção dos mecanismos de conceção e implementação.

Em ambos os níveis, todas as práticas de OP estão sujeitas a regulamentação através dos decretos do governo subnacional (ou, em dezenas de casos, pelas leis subnacionais) ou pelas regulamentações da administração local.

Inovações em destaque


A principal inovação registada em 2019 é relativa a uma mudança na tendência de quase 15 anos de dominação das práticas de OP regionais sobre as municipais. Duas decisões políticas a nível nacional tornaram-se num estímulo para esta transformação:

  1. A 30 de janeiro de 2020, o Presidente Putin solicitou oficialmente que, num espaço de três anos, pelo menos 5% das despesas do total do orçamento municipal deviam ser atribuídas a projetos propostos e selecionados pelos cidadãos;
  2. Seguindo estas recomendações, foi elaborada uma nova legislação sobre o OP, a fim de apoiar o desenvolvimento de processos municipais.

Como resultado, o número dos orçamentos participativos locais, em 2019, aumentou 2.2 vezes comparativamente a 2018, passando de 65 para 141. Esta tendência é liderada pelos distritos autónomos de Khanty-Mansiysk, Yamal-Nenets e os oblasts de Ulianovsk, Orenburg e Samara, que no conjunto representam mais de 77% de todos os OP municipais no país.

Os modelos regionais de OP estão também a mudar. Embora a abordagem baseada na metodologia do Programa de Apoio a Iniciativas Locais (quando municípios competem pelos recursos ao abrigo do programa regional do OP) ainda domine, estão a surgir novas formas de apoio “suave” das regiões a processos conduzidos diretamente pelos governos locais. Estes exemplos chegam dos estados de Yamal-Nenets e Khanty-Mansiysk, onde os governos fornecem aos municípios apoio metodológico, informacional, promocional e de capacitação, ao mesmo tempo que lhes concedem flexibilidade na seleção de mecanismos e procedimentos de conceção e implementação dos OP. Interessantes inovações deste tipo podem ser vistas no distrito autónomo de Yamal- Nenets, onde a região financia, em larga escala, a campanha de divulgação dos OP, mantendo uma plataforma digital que pode ser utilizada pelos municípios na recolha de ideias e na votação online, atribuindo bolsas para as melhores práticas municipais. Esta nova abordagem de parceria região- município cria incentivos aos governos locais para lançarem o OP, sem a obrigação de o fazerem, e contribui para a inovação e diversidade de modelos de orçamento participativo no país.

REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS


A Rússia não utilizou como referência qualquer modelo internacional de OP, quando em 2005-2007 surgiram as primeiras iniciativas no país. O design da prática pioneira de
OP - Programa de Apoio a Iniciativas Locais (LISP) - incorporou elementos de várias iniciativas participativas, incluindo o OP da América Latina, projetos de desenvolvimento liderados pelo Banco Mundial em diferentes partes do globo, experiências de fundos de investimentos social também apoiadas pelo Banco Mundial, entre outras. É de salientar que o design do LISP é muito particular e distintivo face à maioria dos OP existentes. Modelos posteriores que emergiram na Rússia, onde se incluem o “Orçamento Tvoy”, concebido pela Universidade Europeia de São Petersburgo (UESP), o “PORT” na região de Sakhalin, e o “RITM” na cidade de Noyabrsk do Distrito Autónomo de Yamal-Nenets, foram inspirados em vários orçamentos participativos e modelos de júris-cidadãos, particularmente pelos que são implementados nos EUA, em Portugal e na Coreia.

REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP


O primeiro programa regional LISP, lançado na região de Stavropol, foi posteriormente replicado em quase 40 regiões e 65 municípios da Federação Russa. Este processo continua a funcionar. As práticas de OP baseadas na metodologia do EUSPB estão atualmente a ser implementadas em 3 regiões e em cerca de 30 municípios.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 0,4%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 99%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 0,6%

Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia


Até ao momento da elaboração deste Atlas, a pandemia Covid-19 não afetou significativamente a implementação das práticas do OP na Rússia. Felizmente, o primeiro pico da pandemia correspondeu a um período em que as atividades presenciais do OP (campanha de informação, eventos de capacitação, discussões públicas, workshops, votação, etc.) para o ciclo de 2020 haviam sido completadas na grande maioria das regiões. As atividades da Primavera-Verão, maioritariamente relativas à análise técnicadaspropostasdoOP,seleçãodosempreiteiroseinício
dos trabalhos de construção, têm sido implementadas conforme programado ou com pequenos atrasos no tempo, não afetando a qualidade dos processos e seus respetivos resultados.

Em alguns casos, a pandemia resultou numa utilização mais intensa do formato online e algumas fases, que anteriormente eram realizadas de forma presencial. Isto relaciona-se, em concreto, com o processamento dos fluxos de trabalho, que agora são assegurados, principalmente, por via eletrónica, bem como com consultoria contínua, que é atualmente assegurada através do formato de videoconferências.

Informação Adicional


As recentes tendências no desenvolvimento do OP na Rússia incluem:

  1. Reforço do enfoque dado às questões de inclusão social. O envolvimento dos grupos marginalizados e vulneráveis da população está a tornar-se num princípio-chave em várias novas práticas de OP na Rússia. Baseado na revisão das melhores práticas nacionais e internacionais, têm vindo a ser criados documentos e orientações conceptuais para o envolvimento de pessoas com incapacidades nos processos de OP, sob a iniciativa conjunta do Banco Mundial e da Sociedade Russa de Pessoas com Deficiências (representando 1,5 milhões de membros em todas as regiões do país), que serão postos em prática em três regiões da Rússia até ao final de 2020.
  2. Melhorar a capacitação das regiões e municípios. Exemplos selecionados de tais iniciativas incluem:
    • Formação profissional adicional sobre o OP, assumida pelo Centro de Orçamento Participativo do Instituto de Investigação Financeira, com o apoio do Ministério das Finanças (a segunda ronda foi realizada no Verão de 2020);
    • Escola de facilitadores e tutores para projetos de planeamento de codesign do OP, lançada pelo Centro de Urbanismo e Participação da Universidade Europeia de São Petersburgo;
    • Conjunto de webinars sobre as melhores práticas de OP internacionais, conduzido pela equipa do Banco Mundial da Rússia;
    • Curso de formação “OP como um instrumento prático dos órgãos de autogoverno locais”, pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal da região de Krasnoyarsk;
    • Materiais informativos e educativos sobre a literacia orçamental dos participantes do OP, desenvolvidos no projeto conjunto do Ministério das Finanças da Rússia e do Banco Mundial. Além disso, quase todas as regiões que implementam o OP asseguram capacitação para os intervenientes locais de forma regular.
  3. Expansão dos orçamentos participativos escolares e jovens. Foram introduzidos diversos modelos de OP para estudantes no ano académico 2019-2020, nomeadamente, em:
    • Altai krai;
    • São Petersburgo;
    • Região de Sacalina;
    • Região de Yaroslavskaya;
    • República de Komi;
    • Cidade de Arkhangelsk da região de Arkhangekskaya;
    • Buzuluk e Mednogorsk (cidades) e Sorochinsk (distrito) da região de Orenburg;
    • Borovichskiy e Okulovskiy (distritos) da região de Novgorodt;
    • Todos os municípios de região autónoma de Yamal-Nenets.

O primeiro OP Jovem na Rússia chamado “Atmosfera” foi lançado na República de Udmurtia.