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Governos Locais

20


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

0


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

13


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Governos Locais

20


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

0


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

13


Comunidade

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Capital

Edimburgo


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População

5 425 000


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Idioma

Inglês


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Moeda

Libra Esterlina


Índices

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Democracia

14

Democracia Perfeita


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Democracia

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Democracia

14

Democracia Perfeita


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Perceção da Corrupção

12/180

Baixo


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

12/180

Baixo


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Desenvolvimento Humano

15

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

15

Muito Alto


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Felicidade Mundial

13/153

Muito Alto


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

13/153

Muito Alto


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Paz Global

45

Alto


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Paz Global

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Paz Global

45

Alto


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Terrorismo Global

28

Médio


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Terrorismo Global

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Terrorismo Global

28

Médio


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Não existe um requisito legal relativamente à implementação do orçamento participativo na Escócia, mas antes um “compromisso” para que todas as autoridades locais aloquem 1% do seu orçamento ao OP até 2021, com exceção receitas recolhidas através de impostos municipais. Este prazo deverá ser prolongado como resultado da pandemia do coronavírus.

O OP continua a ser relativamente novo na Escócia e a ser desenvolvido juntamente com outras medidas legislativas que visam melhorar e expandir a democracia local, conforme contemplada na lei de empoderamento da comunidade, de 2015. A parte 3 do mencionado quadro legal permite que a população solicite a participação nas decisões públicas. Em alguns casos, este normativo tem sido utilizado para requerer a realização do OP.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 10%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 0%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 90%

Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia


Desde 2018, as autoridades locais escocesas comprometeram- se a atribuir, até 2021, pelo menos 1% dos seus orçamentos gerais ao OP. Embora o progresso para este objetivo tenha sido atrasado por causa da pandemia, muito do trabalho municipal em torno do OP, no período de 2019/2020, esteve centrado na integração da metodologia do processo nos serviços municipais, como por exemplo, a manutenção de terrenos, estradas, transportes ou livrarias comunitárias.

Vários governos locais reportaram a existência de um forte compromisso para assegurar que os orçamentos participativos sejam incorporados na administração como resposta da Escócia à pandemia Covid-19 e reconhecem que o foco destas iniciativas dá prioridade à recuperação e renovação social. A atividade dos OP liderados pelas comunidades também parou, mas irá recomeçar assim que forem levantadas as restrições.

Informação Adicional


Entre abril de 2019 e março de 2020, as autoridades locais escocesas completaram 20 processos de OP. As iniciativas levadas a cabo entre 2019 e 2020 incidiram em regiões geográficas diversas, como aldeias, cidades ou distritos eleitorais. Deve notar-se que dos 20 OP concluídos, vários foram conduzidos segundo uma perspetiva temática.
Por exemplo, no concelho de Stirling, o processo de OP foi desenvolvido em 7 subdivisões eleitorais, com uma dotação global de £100.000.
Os projetos de OP centrados no apoio às comunidades envolveram frequentemente conselhos locais, enquanto partes interessadas, e foram informados através de planos e outros documentos de interesse. Os processos temáticos foram também definidos por regiões determinadas. Ao trabalharem no sentido do Acordo de Orçamento Participativo Integrado, alguns conselhos reportaram a utilização desta dinâmica participativa como forma de favorecer a reforma dos serviços públicos. As áreas de atuação que utilizaram o OP incluíram: manutenção de terrenos, infraestruturas, serviços ambientais, instalações e bibliotecas comunitárias, serviços para jovens
e ações de prevenção do alcoolismo e toxicodependência,
entre outras. No âmbito destes processos, a deliberação e coprodução de ideias foi levada a cabo através da colaboração entre funcionários e membros da comunidade, através de planeamento estratégico e grupos de trabalho.
Os projetos do orçamento participativo promovidos por governos locais e centrados em questões temáticas incluíram: vida saudável, pobreza alimentar, alterações climáticas e sustentabilidade, património local, isolamento social e solidão, pobreza, desenvolvimento de competências e capacidades, luta contra as desigualdades, saúde mental e bem-estar.