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Governos Locais

17


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

0


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

1


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Governos Locais

17


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Grandes Cidades

0


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Cidades Capitais

0


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Governos Regionais ou Estaduais

0


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Governo Nacional

0


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Outras Instituições

1


Comunidade

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Capital

Liubliana


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População

2 087 950


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Idioma

Esloveno


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Moeda

Euro


Índices

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Democracia

36

Democracia Imperfeita


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Democracia

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Democracia

36

Democracia Imperfeita


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Perceção da Corrupção

35/180

Médio


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Perceção da Corrupção

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Perceção da Corrupção

35/180

Médio


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Desenvolvimento Humano

24

Muito Alto


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Desenvolvimento Humano

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Desenvolvimento Humano

24

Muito Alto


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Felicidade Mundial

33/153

Muito Alto


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Felicidade Mundial

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Felicidade Mundial

33/153

Muito Alto


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Paz Global

8

Muito Alto


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Paz Global

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Paz Global

8

Muito Alto


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Terrorismo Global

138

Sem Impacto


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Terrorismo Global

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Terrorismo Global

138

Sem Impacto


Legislação sobre Orçamentos Participativos


Em 2018, o quadro para a implementação do orçamento participativo foi definido na lei sobre a autonomia local e é aplicável a todos os processos liderados por governos locais.

REFERÊNCIA INICIAL PARA A ADOÇÃO DO OP NO PAÍS


Quando Maribor realizou o primeiro projeto-piloto de OP na Eslovénia, fê-lo inspirado no modelo de Reykjavik, recorrendo igualmente à aplicação Your. Os municípios apresentavam várias semelhanças, o que ajudou a esta transferência de política.

REFERÊNCIA SUBSEQUENTE PARA A DISSEMINAÇÃO DO OP


A abordagem de Maribor, adotada num dos seus distritos, foi retomada por outros municípios. A que mais se destaca foi levada a cabo por Ajdovšcina, tendo sido o primeiro a implementar o OP em todo o território. Uma vez que Maribor não alargou o projeto-piloto numa perspetiva mais ampla, a principal referência para o OP na Eslovénia continua a ser a do Município de Ajdovšcina.

Impactos da Pandemia COVID-19 nos OP


  1. OP que foram suspensos: 0%
  2. OP que continuaram a funcionar normalmente: 60%
  3. OP que sofreram alterações/adaptações: 40%

Principais Tendências dos OP no País Durante a Pandemia


A pandemia Covid-19 não teve um impacto significativo nos OP pelo facto de vários municípios realizarem ciclos de deliberação orçamental de dois em dois anos, o que evitou que se tivesse de reorganizar as fases do processo. Em alguns casos decidiu-se adiar a iniciativa por um ano.

Além disso, a Eslovénia lidou bastante bem com a pandemia e muitos municípios puderam protelar a fase de deliberação durante alguns meses até que as restrições relativas às reuniões públicas fossem atenuadas. Os aspetos de deliberação e os workshops são, habitualmente, de curto- prazo e não muito intensivos, deixando, assim, os cidadãos perante decisões auto-organizadas. Atualmente, não existem tendências significativas na mudança para o método de participação online.

Informação Adicional


A grande maioria dos OP são atualmente instituídos ao nível do município, com apenas um a ser implementado por um centro juvenil. Tipicamente, o financiamento a nível municipal é de cerca de 1% do orçamento total. Os processos são, habitualmente, de acesso universal, com a idade mínima de participação definida em 15 ou mais anos. Alguns são exclusivamente dirigidos aos jovens. O apoio estatal aos governos locais que decidem adotar o OP é mínimo. Paralelamente, tem havido algum desenvolvimento no setor da sociedade civil, com organizações não governamentais
a prestarem serviços organizacionais e técnicos aos municípios implicados nos orçamentos participativos.