region

West

344

6.73%

17

Belgium


5

France


7

Germany


region

Northern

119

2.33%

13

Estonia


11

Finland


22

Iceland


10

Scotland


23

Ireland


18

Northern Ireland


15

England and Wales


25

Norway


19

Sweden


region

Eastern

2457

48.05%

6

Czech Republic


21

Moldova


1

Poland


12

Romania


16

Slovakia


4

Ukraine


region

Southern

2193

42.89%

24

Croatia


8

Italy


2

Portugal


9

Albania


20

Bosnia and Herzegovina


14

Slovenia


3

Spain


Números de OP por Países e Percentagens face ao total da Europa


law

with PB law

law

without PB law

law

1Poland


2014


39.11%


law

2Portugal


1666


32.58%


law

3Spain


334


6.53%


law

4Ukraine


238


4.65%


law

5France


195


3.81%


law

6Czech Republic


163


3.19%


law

7Germany


140


2.74%


law

8Italy


116


2.27%


law

9Albania


54


1.06%


law

10Scotland


33


0.65%


law

11Finland


31


0.61%


law

12Romania


26


0.51%


law

13Estonia


21


0.39%


law

14Slovenia


18


0.35%


law

15England and Wales


15


0.29%


law

16Slovakia


12


0.23%


law

17Belgium


9


0.18%


law

18Northern Ireland


8


0.16%


law

19Sweden


5


0.10%


law

20Bosnia and Herzegovina


4


0.08%


law

21Moldova


4


0.08%


law

22Iceland


4


0.08%


law

23Ireland


1


0.02%


law

24Croatia


1


0.02%


law

25Norway


1


0.02%


law

3Poland


2014


39.11%


law

4Portugal


1666


32.58%


law

5Spain


334


6.53%


law

6Ukraine


238


4.65%


law

7France


195


3.81%


law

8Czech Republic


163


3.19%


law

9Germany


140


2.74%


law

10Italy


116


2.27%


law

11Albania


54


1.06%


law

12Scotland


33


0.65%


law

13Finland


31


0.61%


law

14Romania


26


0.51%


law

15Estonia


21


0.39%


law

16Slovenia


18


0.35%


law

17England and Wales


15


0.29%


law

18Slovakia


12


0.23%


law

19Belgium


9


0.18%


law

20Northern Ireland


8


0.16%


law

21Sweden


5


0.10%


law

22Bosnia and Herzegovina


4


0.08%


law

23Moldova


4


0.08%


law

24Iceland


4


0.08%


law

25Ireland


1


0.02%


law

26Croatia


1


0.02%


law

27Norway


1


0.02%


Legislação sobre orçamentos participativos


A nível nacional existe uma legislação vinculativa relativa à adoção do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) por parte dos estabelecimentos de ensino abrangidos. Existem duas resoluções aprovadas pelo Conselho de Ministros para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) e Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem). Relativamente às regiões autónomas, existem duas resoluções para os processos de OP aprovadas pelos Governos Regionais da Madeira e dos Açores. A nível local, os municípios e as freguesias utilizam regulamentos municipais (57) ou normas de participação (42). As primeiras implicam a aprovação por parte das Assembleias Municipais, enquanto as segundas dependem exclusivamente de deliberações dos executivos eleitos.

Inovações de Destaque


A principal inovação nos processos de OP em Portugal relaciona-se com o facto dos três níveis de governo estarem implicados na adoção voluntária destes processos, nomeadamente o Governo da República, os dois Governos Regionais e um número considerável de governos locais. Os processos de OP começaram em 2002 a nível local, tendo sido implementados pelos municípios e freguesias. Nos anos seguintes houve um aumento considerável no número de OP locais e, em 2017, passaram a ser implementados também a nível nacional, liderados pelo Governo Português. São três as iniciativas que esse decidiu promover, nomeadamente o OPP, o OP Jovem e o OPE. Estes implicaram um esforço considerável de dinamização de estruturas da Administração Central, Regional e Local, bem como de organizações sociais implicados em diferentes momentos dos processos. Importa igualmente destacar que os Governos Regionais dos Açores e da Madeira também decidiram implementar os seus próprios processos de OP, nomeadamente em 2018 e 2019.

Principais Tendências


Existem 2 principais tendências relativas aos OP em Portugal:

  1.  Predominância de abordagens multicanais. Existe uma tendência crescente, nos OP ativos, para a introdução da digitalização nas fases de apresentação de propostas e votação. Isto demonstra que os promotores destes processos valorizam a adoção de abordagens tecnológicas como complemento às presenciais, com vista a tornar o processo mais transparente e adaptado aos diferentes perfis de participantes;
  2.  O crescimento dos OP jovens. Implementados pelos municípios e por freguesias estas iniciativas têm aumentado no país, especialmente desde 2016. Além disso, o Governo Nacional e os Governos Regionais consideraram importante envolver os jovens nestes processos codecisórios, nomeadamente: a nível nacional, com a implementação doOP Jovem e do OPE; a nível regional, ao considerarem áreas temáticas relacionadas com a participação dos cidadãos com mais de 14 anos de idade.
index

Democracy Index

index

Democracy Index

index

Democracy Index

Full Democracies

2433

0%


Flawed Democracies

2380

0%


Hybrid Regime

300

0%


Authoritarian

0

0%


index

Corruption Perception

index

Corruption Perception

index

Corruption Perception

100 - 76 (Low)

237

4.65%


75 - 51 (Medium)

4537

88.72%


50 - 26 (High)

339

6.63%


25 - 0 (Very high)

0

0.00%


index

Human Development

index

Human Development

index

Human Development

Very high

4813

94.13%


High

300

5.87%


Medium

0

0.00%


Low

0

0.00%


index

World Happiness

index

World Happiness

index

World Happiness

8.0 - 6.1 (Very high)

3146

61.54%


6.0 - 4.1 (High)

1967

38.46%


4.0 - 2.1 (Medium)

0

0.00%


2.0 - 0.0 (Low)

0

0.00%


index

Global Peace

index

Global Peace

index

Global Peace

Very High

1852

36.22%


High

3019

59.05%


Medium

4

0.08%


Low

0

0.00%


Very Low

238

4.65%


index

Global Terrorism

index

Global Terrorism

index

Global Terrorism

Very High

0

0.00%


High

0

0.00%


Medium

629

12.30%


Low

496

9.72%


Very Low

2277

44.52%


No Impact

1711

33.46%